Quinta-feira, 16 de Outubro de 2008

Ciclo Celular

O conjunto de fenómenos que ocorre desde a formação de uma célula até à sua divisão em células-filhas é designado por ciclo celular. O ciclo celular compreende dois períodos: interfase e divisão celular (divisão do núcleo – mitose – e do citoplasma – citocinese).

 

Interfase
Esta parte do ciclo pode ser subdividida em três partes:
 
Fase G1 - a designação desta etapa deriva de gap = intervalo, e decorre imediatamente após a mitose. É um período de intensa actividade bioquímica, no qual a célula cresce em volume e o número de organelos aumenta.
 
Fase S - esta é a fase de síntese (S) de DNA. Cada cromossoma é duplicado longitudinalmente, passando a ser formado por dois cromatídeos. Nesta etapa, numerosas proteínas (histonas, por exemplo) são igualmente sintetizadas;
 
Fase G2 - esta fase conduz directamente à mitose e permite formar estruturas com ela directamente relacionadas, como as fibras do fuso acromático.
 
 
 
Mitose (divisão do núcleo)
A mitose apesar de ser um processo contínuo pode dividir-se em quatro etapas principais:
 
Profase - inicia-se a divisão da célula; o núcleo aumenta de volume; os cromossomas (constituídos por dois cromatídeos unidos pelo centrómero) tornam-se visíveis ao microscópio devido à espiralização da cromatina; a membrana nuclear e o(s) nucléolo(s) desorganizam-se e os cromossomas dispersam-se pelo citoplasma; nas células animais os centríolos, entretanto duplicados, colocam-se em posição diametralmente oposta; diferenciam-se as fibras do fuso acromático, a que se ligam os cromossomas pelos centrómeros.
 
Metafase - os cromossomas presos às fibras do fuso acromático deslocam-se para a zona equatorial do fuso formando a placa equatorial.
 
Anafase - as fibras do fuso acromático começam a contrair provocando a cisão do centrómero; os cromatídeos separam-se e deslocam-se para os pólos (ascensão polar).
 
Telofase - os cromossomas (formados por um único cromatídeo) atingem os pólos; o fuso acromático desorganiza-se; inicia-se a desespiralização dos cromossomas, deixando de ser visíveis ao microscópio; os nucléolos e a membrana nuclear reorganizam-se.
 
 
 
 
 
Citocinese (divisão do citoplasma)

À medida que decorre a divisão nuclear, o citoplasma inicia a sua divisão dando origem a duas células-filhas. Cada uma destas células contém o mesmo material genético que a célula-mãe.
Nas células vegetais esta etapa ocorre por estrangulamento do citoplasma.
Nas células vegetais ocorre por alinhamento e fusão de vesículas do complexo de golgi na região equatorial, com posterior deposição de celulose.
 
 
 
 
O seguinte esquema ilustrativo representa de uma forma simplificada o ciclo celular:
 
publicado por Soraia às 22:43
link do post | comentar | favorito
|
1 comentário:
De Catarina a 20 de Outubro de 2009 às 20:41
obrigada ajudou imenso ao estudo da biologia de 11 ano. continue a escrever mais post.

;)

Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Maio 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Notícia: Contaminação de ...

. Reservatórios de água sub...

. Recursos Minerais

. Notícia: Energias Renováv...

. Recursos Energéticos

. Metamorfismo

. Deformação das rochas

. Rochas Magmáticas

. Magmatismo: Consolidação ...

. As rochas sedimentares, a...

.arquivos

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

blogs SAPO

.subscrever feeds