Domingo, 14 de Dezembro de 2008

Origem dos Seres Eucariontes

A vida é uma característica distintiva e única no planeta Terra. Esta surgiu, como o registo fóssil documenta, há cerca de 3800 M.a., nos oceanos primitivos. Os primeiros seres vivos teriam uma estrutura simples comparável à dos seres vivos actuais mais simples. Seriam unicelulares e de organização procariótica – seres procariontes. Estes seres colonizaram o planeta até há 1800 M.a. No final deste período, o registo fóssil documenta o aparecimento de formas celulares maiores e mais complexas – os seres unicelulares de organização eucariótica – seres eucariontes.
 
 
Existem três modelos para explicar o surgimento de células eucarióticas a partir de células procarióticas: o modelo autogénico, o modelo endossimbiótico, e um outro modelo que ainda não lhe foi atribuído nome.
 
 
Modelo Autogénico
Admite que a célula eucariótica terá surgido a partir de organismos procariontes por invaginações sucessivas de zonas da membrana plasmática, seguidas de especialização.
 
 
Modelo Endossimbiótico
Os seres eucariontes são o resultado de uma evolução gradual dos seres procariontes, onde houve uma associação simbiótica de vários ancestrais procarióticos. Este modelo defende que o sistema endomembranar ter-se-á originado por invaginações da membrana citoplasmática e que as mitocôndrias e os cloroplastos se desenvolveram a partir de células procarióticas que estabeleceram uma relação de endossimbiose com as células hospedeiras de maiores dimensões, passando a viver dentro delas. Os ancestrais das mitocôndrias seriam procariontes heterotróficos aeróbios e os ancestrais dos cloroplastos seriam procariontes fotossintéticos.
 
Vantagens da associação da célula hospedeira (anaeróbia e heterotrófica) com os ancestrais das mitocôndrias e dos cloroplastos:

-   maior capacidade de metabolismo aeróbio, num meio ambiente com a concentração de oxigénio livre a aumentar;

- maior facilidade em obter nutrientes, produzidos pelo endossimbionte autotrófico.

 
 
A interdependência entre hospedeiro e endossimbionte terá levado à formação de um único organismo.
 
Este modelo é apoiado pelas seguintes observações:

-     as relações de endossimbiose são relativamente comuns e verificam-se em organismos actuais;

-     as mitocôndrias e os cloroplastos assemelham-se aos procariontes actuais.

 

A semelhança entre mitocôndrias e cloroplastos é verificada através de vários aspectos, dos quais se salientam os seguintes:

-     o tamanho e a forma são semelhantes aos dos procariontes;

-     dividem-se por um processo semelhante à bipartição das bactérias;

-    possuem duas membranas; na membrana interna, localizam-se enzimas e sistemas de transporte como aqueles que são encontrados na membrana citoplasmática dos actuais procariontes;

-    possuem um genoma que consiste numa molécula circular de DNA, sem histonas associadas, como acontece na maioria dos procariontes actuais;

-    possuem ribossomas que são mais semelhantes com os ribossomas das células procarióticas do que com os ribossomas da própria célula eucariótica a que pertencem.

 
Todos os organismos eucariontes possuem mitocôndrias, mas apenas os autotróficos têm cloroplastos, o que leva a supor que a endossimbiose com os ancestrais das mitocôndrias terá sido anterior à endossimbiose com os ancestrais dos cloroplastos.
 
 
 
Modelo “3”
Este modelo é o mais aceite, visto que consiste na junção dos pontos fortes das outras duas teorias.

 

 

 

 

Informação retirada de: http://www.resumos.net/files/2anobiologia.pdf

 

publicado por Soraia às 21:19
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Maio 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Notícia: Contaminação de ...

. Reservatórios de água sub...

. Recursos Minerais

. Notícia: Energias Renováv...

. Recursos Energéticos

. Metamorfismo

. Deformação das rochas

. Rochas Magmáticas

. Magmatismo: Consolidação ...

. As rochas sedimentares, a...

.arquivos

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

blogs SAPO

.subscrever feeds